Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Desculpas simples atrapalham a emagrecer e passam despercebidas na rotina

Adorei a matéria e vim compartilhar com vcs, se cuidem no feriadão, lembrem-se que a segunda chega logo, logo e com ela a culpa pois vc poderia ter sido mais forte. bjs

Oito mentiras que você conta para se enganar durante a dieta

salada com bacon - Foto: Getty ImagesToda a salada é saudável e não vai engordar

Apesar de saber que a salada é uma ótima fonte de nutrientes e o melhor jeito de começar uma refeição, você sempre corre o risco de errar na escolha dos ingredientes. "Normalmente optamos por molhos à base de maionese, queijos amarelos, azeitonas, batata palha e croutons são inimigos de uma salada magra", diz a nutricionista Mariana Ribeiro, do Rio de Janeiro. Se a salada for apenas parte do prato, ela deverá ser composta por duas folhas verdes escuras (endívia, rúcula, agrião, alface, escarola) e temperada com limão, azeite extra virgem (uma colher de sobremesa), alho e muitas das ervas, como manjericão, salsinha, orégano e sálvia. Caso a salada seja a refeição completa, acrescente alguma proteína, como peixe, ovos cozidos ou frango desfiado. "Comendo um bom prato de salada como esse, você tem mais saciedade e começa o segundo prato com menos avidez ou então fica satisfeito até a próxima refeição." 

Bolo sem cobertura pode comer à vontade

É óbvio que bolos com recheios ou coberturas são muito mais calóricos. "Escolher o tipo de bolo evita alguns quilos a mais, receitas com farinha de aveia, quinua, amaranto ou farinha integral são mais saudáveis, assim como aqueles que reduzem ou substituem o açúcar branco por orgânico", aconselha a nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo. "Mas isso não serve como desculpa para comer um bolo inteiro, pois um volume alto excede no valor calórico, ainda que contenha ingredientes magros", afirma a nutricionista Sandra da Silva Maria, da Clínica Gastro Obeso Center, em São Paulo. O ideal é sempre ingerir uma porção de 150 gramas - os sabores laranja, limão, cenoura ou fubá são os mais recomendados. "Vamos deixar bem claro que bolo deve ser consumido poucas vezes na semana e nunca diariamente', afirma Sandra. "Se o objetivo for manutenção de peso, de duas a três vezes na semana, se for dieta hipocalórica, uma vez na semana." 

Se for light ou diet pode comer mais

mulher comparando dois produtos no mercado - Foto: Getty Images
Rótulos do tipo light ou diet não servem como justificativa para exageros. A nutricionista Sandra explica que alimentos diet geralmente são isentos de açúcar, sódio ou proteínas. "Para compensar a falta de açúcar, por exemplo, adiciona-se uma maior quantidade de gordura, para conservar o sabor, e os alimentos considerados diet são quase sempre mais calóricos que o normal, não sendo indicados para perda de peso", diz.

O mesmo vale para os alimentos light, que podem ter uma redução de calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. No entanto, a diferença calórica entre um produto e outro pode ser muito pequena e o sabor pode ser compensado aumentando a quantidade de outros componentes. "O importante é consumir o produto em porções pequenas, seja normal, light ou diet, e ler o rótulo com atenção para verificar qual o componente está isento ou reduzido naquele produto", aconselha a especialista. Mariana Ribeiro completa dizendo que, ao ler um rótulo, você precisa ir além das calorias totais e avaliar a composição deste alimento no que se refere às gorduras, sódio, fibras, carboidratos e proteínas. "Às vezes as calorias não são muitas, mas há o predomínio de gorduras de má qualidade nutricional no alimento e isso deve contar na sua decisão."

O que engorda no pão é mesmo o miolo

pão francês - Foto: Getty Images"O miolo é sempre acusado como vilão, mas ele e a casca têm a mesma quantidade de calorias", afirma Thatyana Freitas. "Ao retirá-lo, você está apenas comendo menos, e não diminuindo as calorias do pão." Faça a contas: sem o miolo, reduzimos a calorias do pão pela metade, de 135 para 67, aproximadamente - é como se você estivesse comendo meio pão. No fundo, é só a quantidade que muda. "Nesse caso, o melhor é optar pela versão integral, que tem mais fibras e ajuda na digestão, além de prolongar a saciedade e contribuir com o emagrecimento", aconselha a especialista.



Se eu malhei mais do que o normal, posso comer mais

halteres e maçã - Foto: Getty Images"Quando o objetivo é perder peso, não há ginástica que funcione se você usar os exercícios como desculpa para exagerar nas refeições", diz a nutricionista Thatyana. Emagrecer é o resultado de um gasto de calorias superior àquelas consumidas. "Comer mais porque gastou mais só vai emperrar sua perda de peso", afirma a nutricionista Sandra. 

Tomar cerveja na sexta feira pode

happy hour - Foto: Getty ImagesA cerveja pode até conter nutrientes, porém a ingestão elevada de álcool favorece a eliminação de vitaminas e minerais do nosso organismo pela urina. "Eles são fundamentais para oxidação de gordura e metabolização dos carboidratos, proteínas e lipídeos', diz a nutricionista Thatyana. Além disso, a nutricionista Mariana explica que 1g de álcool tem 7kcal, mais calorias do que em 1g de carboidrato ou proteína (4 kcal). Se você quer curtir o happy hour na sexta, procure beber entre um e dois copos de cerveja e maneire nos petiscos, dispensando as opções fritas.  

Vinho pode, porque ele é saudável

duas taças de vinho tinto - Foto: Getty ImagesO vinho tinto é rico em antioxidantes e antocianinas, compostos que protegem o sistema cardiovascular, previnem o diabetes, ajudam na digestão e combatem o envelhecimento precoce. No entanto, esses benefícios só são aproveitados se você consome a bebida com moderação e mantém outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos. A quantidade diária recomendada é de uma taça de vinho para mulheres e até duas para homens. 

mulher mancando data no calendário - Foto: Getty ImagesNo fim de semana pode

A dieta deverá ser mantida até mesmo aos finais de semana ou nas ocasiões especiais, para que os resultados já alcançados não sejam perdidos. "As células de gordura de quem está em processo de emagrecimento absorvem e armazenam os nutrientes com mais facilidade, ou seja, se exagerar você pode engordar tudo o que emagreceu e mais um pouco no fim de semana", alerta a nutricionista Thatyana. Abrindo mão de dietas radicais, você não vai sentir necessidade de exagerar no fim de semana. Em ocasiões especiais, não saia de casa sem antes fazer um pequeno lanche, como um iogurte com cereais, ou uma fruta. "Lembrando que dentre as opções servidas nos eventos, vale escolher a mais saudável e consumir em pequenas quantidades, evitando petiscar de tudo o que for servido." 
 
                                            



7 comentários:

  1. Adoreia matéria Ju,principalmenta a parte do Deit e Ligth!!
    Bom Feriado pra vc tbm
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. na verdade a gente que tem o "vírus da gordice" tudo é motivo para a gente comer...observe um magro...ele nem pensa em comida...eu acabo de tomar café e pergunto para meu marido o que vamos fazer para o almoço...ele responde...sei lá....hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, ótimas dicas! Coisas q a gente sabe mas acaba fazendo de vez em qdo... rs. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de dar minha opinião sobre a parte em que a nutri disse que alimentos light tem menos ou nenhum teor de sódio...
    Quando vou ao mercado comparo a quantidade de calorias,a fibra alimentar e o teor de sódio. E na maioria das vezes as versões light tem uma quantidade de sódio a mais que as versões comuns. Tanto que algumas vezes opto por comprar a versão comum mesmo, desde que a diferença no nº de calorias não seja muito grande!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, magrelete, vim desejar um ótimo feriadão pra você. Gostei da matéria e tenho um truque tira e queda para fugir dessas ciladas que a mente da gente cria... os exercícios do livro Pense Magro. Recomendo!

    Beijinho,
    Cíntia Milanese
    www.magreletes.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse post.. Esses são alguns dos detalhes que muitos não percebem... e que passando assim sem perceber são os geradores daquela frase: mas não sei pq não emagreço.. faço tudo certinho...
    Queria só acrescentar uns detalhes:
    cuidado com o alho que for acrescentar na salada, porque aquele alho que vendem já pronto, é um alho frito, com muita gordura.
    E existem molhos feitos com iogurte natural que são mais leves... mesmo assim esses é legal não acrescentar tanta quantidade... realmente o limão, azeite são perfeitos para salada!
    E em relação aos bolos, mesmo escolhendo versões integrais, a quantidade deve ser bem dosada!
    E esses lanches que fazemos antes das ocasiões especiais ajudam e muito no nosso controle!!
    Como você comentou no post, o iogurte com frutas, as frutas, tb as saladas de frutas com um pouco de castanha moída e linhaça por cima, uma vitamina com fruta e aveia e linhaça, um sanduíche natural que leve uma porção de vegetais ou hortaliças, entre outras idéias!

    Ju nem preciso dizer de novo que adorei teu post né? rs
    uma beijoca,
    raquel
    www.nut-on.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parecem coisas bobas, mas que fazem toda a diferença.

    A gente sabe, mas as vezes finge que não sabe né, e isso não pode!

    Bom feriado minha amiga

    beijos

    ResponderExcluir

Conto com o apoio de vcs!!!