Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

A Importância da água na dieta



Os especialistas têm recomendado que se beba pelo menos 2 litros de água por dia. Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente. Importante: é necessário ter especial atenção em situações de doença, esforço físico prolongado e outras que possam requerer uma maior ingestão de água. Com que freqüência se deve beber água? Se você se considera uma pessoa saudável e não passa por qualquer situação de desidratação, pode usar sua sede como indicação de quando deve beber água, embora se acredite que quando você está com sede significa que já está em processo de desidratação. Assim sendo, seja consciente, durante o dia faça pequenas pausas para garantir sua ingestão de líquidos.

A quantidade de água perdida pelo organismo deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, assim os 2 litros de água recomendados, devem ser ingeridos em porções e intervalos regulares. Geralmente temos recomendado 1 a 2 copos ao levantar-se, e o restante distribuídos nos intervalos das refeições, até 30 minutos antes de cada refeição e 1 a 2 horas após, para que não haja prejuízo em termos de perdas de nutrientes ou má digestão. Em situações particulares em que haja perdas maiores de água, deve aumentar-se a quantidade de água ingerida. Existe contudo, uma maneira fácil de reconhecer se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e tem uma cor clara, a quantidade de água é suficiente. Se, pelo contrário, a urina é eliminada em pequenas quantidades e tem uma cor escura, é necessário aumentar o consumo de água. 

Outros líquidos podem ser considerados para que haja boa hidratação? Na realidade, nem todo líquido ingerido durante o dia precisa ser a água, já que ela faz parte de 90 por cento da constituição do leite, sucos e outras bebidas. Lembre-se de não incluir nesta conta refrigerantes com cafeína e bebidas alcoólicas já que eles atuam como diuréticos aumentando a urina e a perda de líquidos. 

Alguns alimentos também fornecem água direta e indiretamente. Aqui estão alguns exemplos: . 1 fatia de pão - 38% . 1 xícara (chá) de cenoura - 87% . 1 batata assada com pele - 70% . 1 filé médio de peito de frango - 65% Em uma dieta balanceada é estimado que os alimentos sólidos forneçam em média 3 copos de água diariamente, mas, como é difícil saber exatamente esta quantidade, faça sempre sua contagem através dos copos de água atingindo assim seu objetivo. 
Beba água, ela só vai fazer bem à sua saúde! 
Fonte: hasilvestre.org 

Preciso muito adquirir o hábito de beber mais água...afff
Vou tentar ao máx ingerir ao menos 2l de água ao dia.

6 comentários:

  1. Ola querida! Obrigada por me seguir no meu blog e pela visita, ja estou te seguindo tbm e ficar te acompanhando, estamos nessa luta juntas. Beijos e o que precisar eh so falar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Realmente beber água é importante! Eu não bebia muita água, mas agora estou aumentando a ingestão de água por dia e estou sempre com minha garrafinha d'água do meu lado!


    Um beijo,
    www.segredosdacah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi ju obrigado pela visita e estamos juntas nessa. Olha realmente a hidratação faz muita diferença no processo do emagrecimento, percebi que ao longo do meu processo quando não consumia muita água a eliminação dificultava um pouco, eu não consigo seguir o que os especialista fala quando dizem que alguns alimentos contém liquido acredito, mas prefiro ingerir a água pura, pra mim vejo mais resultado e consumo em média até 3 litros dependendo do que ingerir durante o dia, como não tomo muito suco preferi as frutas e como em quantidade moderada, minha única fonte principal de hidratação esta sendo a água mesmo, no meu caso faz muita diferença, mas se no seu com os outros liquido resolvem então siga, cada organismo reaje diferente, estou aqui na torcida por vc grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Oiee!
    A água é de extrema importância mesmo!
    Te achei no blog da Amanda. Já estou te seguindo, me segue ae!
    Meu blog está no início, toda força será bem vinda!
    Vamos Juntas :)

    ResponderExcluir
  5. acho que estou chegando perto, mais não consegui beber dois litros por dia !!!xero...amiga

    ResponderExcluir
  6. Oie... adoraria tomar mais água, mas com o frio que tem feito pra essas bandas tem dois "poréns":
    - colocar o bumbum no assento gelaaaado é bem desagradável
    - nem dá vontade de tomar água
    Em compensação passo pelo "porém 1" porque, pra aquecer meu corpo, passo o dia tomando todos os tipos de chás de ervas, flores e frutos...
    É meu jeito de hidratar-me no invernão.

    Beijão.

    ;)

    ResponderExcluir

Conto com o apoio de vcs!!!